Swift

Dicas para o Primeiro Voo Internacional

      Hello people!

   Você está aí se preparando para a sua primeira viagem internacional, mas não está muito seguro do que fazer no aeroporto, qual caminho seguir, por onde começar e também como se 'virar' em um aeroporto com um idioma diferente do seu. 
    Na minha primeira viagem internacional eu tive exatamente os mesmos medos, principalmente pelo fato de ter o inglês basicão e posso te garantir que deu TUDO certo!
    Hoje separei para vocês dicas para o seu primeiro voo internacional, seguindo esse passo a passo você vai tirar de letra e passar por cada etapa sem nenhum stress.


    Primeiramente a preparação começa em casa! Tenha o cuidado de colocar somente itens permitidos na sua mala de mão, os itens que não são permitidos coloque na mala despachada, como sprays, desodorante aerosol, tesouras, alicates de unhas e qualquer recipiente que tiver mais de 100ml, esses são alguns dos itens que não são permitidos de levar na sua mala de mão. Fique atento ao peso e tamanho permitido das bagagens, todas essas informações você encontra na reserva do seu voo e no site da companhia aérea, nem todas as companhias aéreas tem o mesmo padrão de peso e tamanho de bagagem.
    Leve com você e deixe em um lugar de fácil acesso o seu passaporte, carteira de vacinação internacional (caso você vá para algum país que exija alguma vacina), cartão de crédito, dinheiro em espécie, cópias da passagem, reserva de hostel ou hotel, carta da escola (caso seja estudante) e seguro de viagem, a maioria desses itens são solicitados nas imigrações e embarques, então sempre os tenha com você.
    Algumas companhias aéreas liberam o check-in online no site dois dias antes do embarque, é interessante fazer essa etapa ainda em casa, pois algumas companhias cobram caso o check-in seja feito diretamente no balcão sem ter feito o passo online, caso não seja obrigatório, você pode fazer o check-in na máquina no aeroporto ou então no guichê da companhia aérea.
    Malas prontas, documentos em ordem e check-in online feito... #PartiuAeroporto

    Minha dica é você estar no aeroporto com pelo menos 3 ou 4 horas de antecedência, pois assim você tem tempo de se localizar e resolver qualquer situação contraditória que apareça.
    Chegando no aeroporto procure o guichê da sua companhia aérea e tenha em mãos seu passaporte e a cópia da reserva do seu voo ou bilhete impresso, nesse momento sua mala será pesada e despachada e lhe serão entregues os bilhetes oficiais do seu voo. Esse momento é ideal para fazer perguntas ao atendente, como: "Minha mala será retirada no destino final?", "Necessito trocar o bilhete de embarque na conexão?", "Necessito fazer um novo check-in na conexão?". Essas perguntas são necessárias principalmente em caso de quando seu voo é operado por companhias aéreas diferentes.
    Bilhete na mão, agora é hora de olhar as informações e localizar o seu portão de embarque (gate). O seu bilhete contém todas as informações necessárias, como terminal, portão (gate) e horário do embarque e os aeroportos são bem sinalizados, então basta ver os números ou letras do terminal e portão de embarque (gate) e seguir as placas. Vai na fé, não tem erro! 
    Eu tenho um vídeo do qual gravei esse passo a passo mostrando tudo em 'tempo real' do que fazer no aeroporto, então caso você já queira se familiarizar com o cenário, indico que assista :)
    A caminho do portão de embarque (gate) você vai precisar passar pela alfândega, que é onde sua bagagem de mão irá passar pelo raio x e você passará pelo detector de metais, uma das regrinhas desse momento é que se caso você esteja com seu notebook na mala de mão, você precisa retirá-lo e colocar separadamente em uma das bandejas para passar no raio x, aproveite para colocar junto seu celular e os documentos. Ah! Não estranhe se pedirem para retirar casaco e tênis, alguns aeroportos exigem isso. Passando por essa etapa você vai para um guichê onde apresenta seu passaporte e e então segue a procura pelo seu portão de embarque.
   Após localizar o portão de embarque, fique de olho nos painéis que falam sobre as informações dos voo, pois as vezes pode acontecer de mudar o portão de embarque ou então o voo atrasar, mantenha o bilhete do seu voo e passaporte em mãos e aguarde o horário do embarque e aproveite seu voo!


   Se o seu voo não for direto para outro país, você provavelmente fará uma conexão em solo internacional, minha dica é não perder tempo! Podem acontecer duas ocasiões diferentes aqui..
- Seu voo é com outra companhia aérea: No guichê da companhia aérea no Brasil o atendente disse que você precisa fazer a troca das passagens, então procure o guichê da nova companhia aérea e faça essa troca, basta apresentá-lo junto com seu passaporte e o atendente já vai entender do que se trata. O atendente do Brasil também disse que você precisa retirar a sua mala e despachá-la novamente? Então vá diretamente para esteira (é só seguir o fluxo, ver onde o povo está indo, pois a grande maioria também vai retirar a mala), pegue a sua mala e vá para o guichê da nova companhia aérea e despache-a. Depois disso localize as informações do seu novo voo no bilhete e vá para o portão de embarque
- Seu voo é com a mesma companhia aérea: Localize as informações do seu novo voo no bilhete e vá diretamente para o portão de embarque.
    Nos dois casos, a caminho do portão de embarque ou até mesmo da esteira para pegar a mala, você passará pelo raio x e detector de metais novamente e passará pela imigração, tenha em mãos o bilhete do seu voo, passaporte, carteira de vacinação internacional e as cópias dos documentos.  Entregue para o atendente apenas o passaporte e o bilhete, caso ele solicite os outros documentos você entrega para ele. Nesse momento é comum ele fazer algumas perguntas como: "Quanto tempo você vai ficar?", "O que você vai fazer no país?", "Quanto dinheiro você tem?", "Onde você ficará hospedado?", apenas responda tudo e mantenha a calma mesmo que você não entenda o que ele disse, caso isso aconteça, apenas diga que você não fala inglês (Sorry! I don't speak English), em muitos casos existem alguns atendentes que falam em espanhol e isso pode facilitar a conversação. Eu indico que pelo menos treine essas perguntinhas e suas respostas para facilitar e sempre acredite no ditado "Quem não deve, não teme". Passando por isso, o atendente vai carimbar seu passaporte e você segue seu caminho em direção ao portão de embarque.
   Caso o seu voo seja direto, apenas passe pela imigração seguindo essas dicas e corra para pegar sua mala. Não dá para dar bobeira essa hora, deixe para mexer no celular, falar com amigos ou olhar o aeroporto em outro momento, pois em qualquer lugar do mundo tem gente mal intencionada e que fica esperando apenas uma oportunidade para poder pegar a mala de alguém ou como também pode acontecer de alguma pessoa pegar a sua mala por engano, por isso é interessante amarrar um lenço ou então botar algo que chame a sua atenção para que você saiba que é a sua mala quando ela aparecer na esteira.

   Agora que você chegou no destino final e pegou sua mala é só curtir muuuito o novo país!

   E que está lendo esse post tem alguns benefícios especiais!
Adquira seu seguro viagem com desconto usando ESSE LINK e o código de desconto: DIASDECARLA5
Receba R$50 de desconto na sua próxima hospedagem através DESSE LINK.

Super beijo e até a próxima.

Você também pode gostar de

0 comentários